Guialazer

Por Rita Pimenta

Um livro bilingue (português e inglês), bem-humorado e com imagens dinâmicas, de diferentes escalas e perspectivas.


Fala de um comilão e de como o exagero nessa prática de tudo engolir pode levar a uma grande má disposição. Tem uma moral, mas sabe dá-la. Sem acusações ou castigos.

"Quem vem lá pela estrada fora?", pergunta-se logo à entrada, enquanto se vê (e escuta) uns pés a chinelar ("schlep, schlep, slap, slap"). Fica depois a saber-se que "só pode ser o... Billy Bolly".

Mais perguntas se seguirão, sem cerimónia com as palavras: "Porque esfrega ele a pança? (Bolly pançudo)." "Porque lambe ele os beiços? (Bolly guloso)." Logo se percebe que o protagonista gosta bem de comidinha e não tem maneiras à mesa.

"Ketchup", "pickles", maionese e mostarda, "tudo misturado a pingar da mesa", e mais uma série de iguarias (ervilhas, pizas, camarão, milho, pão...) numa grande "confusão pelo chão". Assim, a rimar. 

Depois deste exagerado repasto, Billy Bolly só podia ficar agoniado. No final, chamam-lhe mesmo "lambuzão".

De uma forma divertida e com cores felizes, o livro permite aprender vocabulário relacionado com a alimentação, quer em português quer em inglês.

O autor, Paul Hardman, é britânico, "designer" gráfico, ilustrador e professor de Design e Multimédia na Universidade de Coimbra. Estudou Artes Gráficas na Liverpool Art School e fez mestrado em Design Gráfico na Camberwell College of Arts em Londres. No domínio da literatura para a infância, ilustrou em Portugal "Palavras Viageiras", com texto de João Pedro Mésseder, também editado pela Xerefé – uma pequena editora cujo nome significa "à nossa".

O livro pode ser encomendado directamente à Xerefé, ser adquirido no Porto (livraria Gigões e Anantes) ou em Lisboa (Fundação Saramago, livraria da Sociedade Guilherme Cossoul e Leituria). Sem nódoas. 

A Almoçarada de Billy Bolly / Billy Bolly's Big Lunch
Texto e ilustração |
 Paul Hardman
Edição | Xerefé 
24 págs., 8,50€
________________

Mais Letras Pequenas...
Gaston