Guialazer

Por Rita Pimenta

O que poderia ter sido uma simples partida de ténis entre o Luís e a Luísa transformou-se numa aventura divertida e complexa. Ainda assim, continuou a ser um jogo. Só que com a participação dos leitores.


Não é fácil descrever sobre este livro da colecção Cantos Redondos: “Livros em papel interactivos e digitais? Nem mais.”

De novo, o Planeta Tangerina desafia o leitor a entrar na história de modo original e inesperado, de tal forma que as próprias páginas falam com as personagens e connosco.

A dada altura, somos obrigados a andar para trás e para a frente, até descobrirmos a bola amarela (que desapareceu na “dobra entre as páginas”).Mais tarde, teremos de partir à procura de outro objecto, que também ficará pelo caminho, entre páginas, dobras e cenários variados.

O “campo de ténis” torna-se recinto de festas, leva-nos à savana e até a um encontro com Deus e com burros. Uma viagem por diferentes ambientes e atmosferas várias.

Pelo meio, fica-se a conhecer o carácter do rapaz, impaciente, e da rapariga, quase sempre bem-disposta (mas chega a chamar-lhe “rabugento”).

A Bola Amarela (a busca de uma bola desaparecida) é um caso em que uma boa ideia (de Daniel Fehr) corresponde a uma execução feliz. Aqui podem ver-se os vários registos gráficos e plásticos de Bernardo P. Carvalho, sem que perca a sua identidade, nas cores, movimentos e formas.

Diz a editora sobre esta colecção: “Um livro é um lugar. Com dentro e fora, esquerda e direita, perto e longe, princípio e fim. Nesta colecção, fazemos do ‘objecto-livro’ um lugar verdadeiro, onde os leitores participam na construção de cada aventura, jogando, brincando, produzindo sons e movimentos.”

Agora, é pegar no livro e estar disponível para praticar observação e interactividade. Mas sem ecrãs. 

A Bola Amarela
Ideia original | Daniel Fehr
Texto | Bernardo P. Carvalho e Daniel Fehr
Imagem | Bernardo P. Carvalho?
Edição | Planeta Tangerina 
40 págs., 12,15€ 

________________

Mais Letras Pequenas...
Balea

Veja também...
Letra Pequena, um blogue (quase sempre) sobre livros para crianças e jovens.