Guialazer

Por Rita Pimenta

Um livro que irá ajudar os pais e educadores a convencer a criança a ir para a cama e a adormecer. "Hora de Deitar, Baltasar!" é protagonizado por um pequeno cachorro que foge sempre que chega o momento de ir dormir. “Baltasar, o que é que estás a fazer aí em cima? As árvores não são lugares para cães”, diz a voz de alguém que não chegaremos a conhecer.


Mas esta é só uma primeira fuga, mais ou menos inconsequente para todos, apesar de o cachorro cair da árvore abaixo.

O “episódio” que se segue não conseguiu ser impedido pela voz: “Tem cuidado com a poça de lama...”

Pois, já não foi a tempo. “Oh! Baltasar, estás todo sujo.”

E lá vai o pequeno tomar um belo banho. No entanto, assim que sai da banheira, escapa-se de novo. “Ainda não estás seco.”

Mas o Baltasar não se importa e corre junto ao estendal, pelo meio das flores, esconde-se no regador, debaixo do tapete. “Já é muito tarde, Baltasar. Hora de deitar.”

Ainda assim, o cachorro reclama leitura antes de ir para a cama. “OK, podemos ler uma história primeiro. Mas só uma.”

Lida a história, ainda ensaia várias camas, que não a sua: debaixo de uma cadeira, dentro do cesto da roupa, na cama dos humanos, até que lá se instala na que lhe é destinada. “Finalmente!”, suspira a voz, e ainda tem energia e afecto para lhe dizer: “Boa noite, Baltasar. Bons sonhos!” Esta é uma breve narrativa ilustrada que reproduz com imaginação e sentido de humor a agitação e os truques de algumas crianças quando querem adiar o momento de dormir. Normalmente, conseguem-no. Até porque os adultos que gostam de livros não resistem a contar-lhes mais uma e outra e ainda outra história de embalar.

A autora e ilustradora, Yasmeen Ismail, nasceu na Irlanda e mereceu com este livro (editado originalmente em 2013) o prémio de Melhor Livro Ilustrado do jornal New York Times.

As suas aguarelas são coloridas, mas não berrantes, e as imagens que cria sugerem movimento e animação. Vemos mesmo o Baltasar a correr pelos campos e pela casa, agitando flores e derrubando objectos à sua enérgica passagem.

Sem exageros, o tamanho da letra do texto, assim com o recurso ao bold/negrito vão- nos dando conta da entoação (e paciência) da “voz”.

Em Portugal, também está editado da mesma autora Nada!, uma resposta habitual das crianças quando se lhes pergunta o que estão a fazer ou em que estão a pensar. Mais um livro imaginativo e divertido. 

Hora de Deitar, Baltasar!
Texto e imagem | Yasmeen Ismail
Composição | Zeza Ventura
Edição | Booksmile 
30 págs.+ materiais, 11,99€ 

________________

Mais Letras Pequenas...
Fantoches de Meia - Kit de Artesanato

Veja também...
Letra Pequena, um blogue (quase sempre) sobre livros para crianças e jovens.