Guialazer

Por Rita Pimenta

Um livro muito florido e informativo. Aqui se ficam a conhecer em pormenor 62 espécies de flores de todo o mundo.


Diz-se, por exemplo, que o girassol já era cultivado em 5000 a.C, pelos ameríndios (América do Sul), e que foram os espanhóis que trouxeram esta planta para a Europa, mas só no século XVI. Sobre a papoila escreve-se: "É uma flor solitária de quatro pétalas finas e vermelhas como a crista de um galo. A sua corola abre-se pela manhã, com as pétalas amarrotadas, e os abelhões alimentam-se dos seus grãos de pólen." Já a estrelícia ou ave-do-paraíso (muito cultivada na ilha da Madeira) tem origem na África do Sul, pode chegar aos 200 cm de altura, tem floração duas vezes por ano, "mas não tolera a humidade elevada nem uma temperatura inferior a 10ºC".

As explicações sobre cada espécie são acompanhadas de imagens precisas e realistas, com detalhes ampliados das raízes, pétalas ou sementes. Também há lugar para insectos, anfíbios, aves ou pequenos herbívoros, desenhados com rigor (a tinta-da-china e aguarela) por Emmamnuelle Tchoukriel, especialista em ilustração médica e científica.

A inventariação é feita a partir das cores, começando com as plantas de flores amarelas, como o dente-de-leão; laranja, como as capuchinhas; violeta, como o açafrão; azuis, como a miosótis; cor-de-rosa, como o cardo; vermelhas, como a papoila; brancas, como a fura-neve; pretas, como o jacinto; multicolores, como o amor-perfeito.

O livro informa logo no início que existem cerca de 230 mil espécies de plantas com flores no mundo. Diz ainda que é nas florestas tropicais que encontramos a maior parte delas e que na Europa contam-se à volta de 12 mil (cerca de cinco mil podem ser observadas na Península Ibérica). E conclui: "As flores existem na Terra há cerca de 60 milhões de anos, bem antes dos humanos..." Se o leitor se concentrar e deixar levar pela beleza das flores aqui reproduzidas, conseguirá sentir-lhes o perfume.

Inventário Ilustrado das Flores
Texto | Virginie Aladjidi 
Revisão Científica | Odile Poncy
Tradução | Elisabete Ramos
Ilustração | Emmamnuelle Tchoukriel
Edição | Kalandraka
72 págs., 16€

____________________

Mais Letras Pequenas...
Os Livros do Rei

Veja também...
Letra Pequena, um blogue (quase sempre) sobre livros para crianças e jovens.