Guialazer

Por Rita Pimenta

Comecemos pela contracapa, que nos diz: "Na Antiguidade julgava-se que o órgão responsável pelos nossos pensamentos e emoções era o coração. Hoje já sabemos que tudo o que somos – pensamentos, emoções, decisões, ideias – acontece dentro do cérebro, em conversa contínua com o resto do corpo".


"Mas como nasce um pensamento? Como funciona o cérebro? Como é que o cérebro guarda o que aprende? Como se emociona, cria, inventa e faz de cada um de nós uma pessoa única e irrepetível?" Um resumo sedutor para que se entre no livro (e em nós).

Logo no arranque, há uma frase feliz no sentido da consciência: "Cá dentro tens um cérebro. Mas só sabes que tens porque tens um cérebro cá dentro." Seguem-se explicações sobre o funcionamento do cérebro numa linguagem simplificada, mas sem descurar o rigor científico do que é explicado. À medida que se avança nas páginas, a complexidade dos temas aumenta. As autoras fizeram-se acompanhar dos saberes (neurociências, psicologia, filosofia) de vários investigadores, a que chamaram "revisores", e que no final são entrevistados.

"Cá Dentro" nasceu como contraponto ao "Lá Fora" (2014), um guia de descoberta da natureza. No início do livro, conta-se como surgiu a ideia e como poderia ter sido, entre outros temas, "sobre os segredos do centro da Terra".

As ilustrações de Madalena Matoso, vermelhas e azuis, são ora mais concretas e descritivas, ora mais metafóricas e criativas, sem nunca deixarem de manter a ligação com o que é dito e num registo que cativa o leitor e o mantém agarrado ao livro. Foi assim que funcionou cá dentro... 

Cá Dentro - Guia para Descobrir o Cérebro
Texto | Isabel Minhós Martins e Maria Manuel Pedrosa
Ilustração | Madalena Matoso 
Edição | Planeta Tangerina
368 págs., 24,60€

____________________

Mais Letras Pequenas...
Eu Li Ali!

Veja também...
Letra Pequena, um blogue (quase sempre) sobre livros para crianças e jovens.