Guialazer

Por Rita Pimenta

Um livro que contém poemas criados a partir de expressões idiomáticas comuns, como "andar com a cabeça na lua", "fazer uma tempestade num copo de água" ou "ir por maus caminhos".


A que dá título à obra, "na boca do lobo", mereceu este texto divertido de Sara Monteiro: "Na boca do lobo/ cheira sempre muito mal./ O lobo só come carne/ e não gosta de vegetal. // O lobo não lava os dentes/ está sempre a devorar,/ assim que abre a boca/ não se pode respirar. // Não vai ao dentista, / não come vegetal,/ não lava os dentes e por isso cheira mal."

A cada expressão corresponde um poema que ignora o habitual sentido do seu uso e antes explora o sentido literal da frase, alargando o imaginário do leitor de modo claro e bem-disposto.

As ilustrações de Susana Carvalhinhos emprestam cor e movimento aos poemas, sendo igualmente divertidas e alargando os universos descritos. Gostamos especialmente das que acompanham as frases "andar com a casa às costas", "a menina dos olhos", "cair das nuvens" e "fazer um negócio da China". 

"Na Boca do Lobo" integra o conjunto de novos livros infantis editados pela Associação para a Promoção Cultural da Criança, na colecção Ler com Valores, que indicam para leitores até aos 12 anos. Os outros títulos são "Vincos" (texto de Inês Fonseca Santos e ilustração de Nicolau), "Cidade em Forma de Assim" ( João Paulo Cotrim e Rui Rasquinho) e "Há Vozes no Charco" (Raul Malaquias Marques e Pierre Pratt). "Vincos" e "Cidade em Forma de Assim" assinalam os 500 anos da publicação de "Utopia" de Thomas Moore. Escreve a editora sobre ele: "Texto fundamental para percebermos o modo como organizamos a nossa vida comum. Mais: com ele se descobriu que haverá sempre possibilidade de sonharmos um mundo diferente." É verdade.

Na Boca do Lobo
Texto | Sara Monteiro
Ilustração | Susana Carvalhinhos
Edição | Associação para a Promoção Cultural da Criança
40 págs., 7,50€

____________________

Mais Letras Pequenas...
Arrumado 

Veja também...
Letra Pequena, um blogue (quase sempre) sobre livros para crianças e jovens.