Guialazer

Por Rita Pimenta

"O puré de batata é para chegar para todos", escreve-se assim de repente, só para início de conversa. Na imagem vê-se uma montanha gigante sobre uma mesa rodeada de crianças de vários tamanhos, umas sentadas e outras de pé. Também lá está um gato.


E as páginas que se seguem repetem a fórmula com outros temas e explicações que ninguém ousará contrariar. "Um búzio é para ouvir o mar" (claro). "Os braços são para abraçar" (com certeza). "A lama é para dares saltos, escorregares e gritares iupiiiiiiiiiiii!" (ora bem). "Um irmão é para te ajudar" (obviamente). "Uma cova é para plantar uma flor" (isso mesmo). "Um livro é para ser lido" (nem mais).

Todas as frases, explicações e todo o universo que é aqui explorado remetem para a naturalidade, espanto e alegria com que as crianças olham para o mundo. As ilustrações dinâmicas, simples e felizes de Maurice Sendak, aqui num dos seus primeiros livros ilustrados, oferecem ao texto ainda mais candura.

Nas palavras da editora, "as suas ilustrações seguem aqui as premissas da autora e resultam isentas de estereótipos, deixando espaço para que as crianças ajam livremente e sem condicionamentos. Como sucede com a arte revolucionária, os seus livros mantêm ainda hoje toda a sua frescura".

Aqui encontra-me humor, empatia, ternura, festa, genuinidade e filosofia. Muita brincadeira também. E isso é tão bom.

O livro foi publicado em 1952 e deu início a uma colaboração entre os dois criadores que durou até 1960 e se mostrou inovadora no domínio do álbum ilustrado. A autora publicou mais de 30 livros para crianças, muitos deles ilustrados pelo seu marido, Crockett Johnson.

LIvroSendak

De Sendak, a obra mais conhecida dos portugueses será certamente "Onde Vivem os Monstros", mas títulos como "Na Cozinha da Noite", "O Que Está lá Fora", "O Recado de Rosie" e a colecção "Urso Pequeno" estão também disponíveis em língua portuguesa. Todos a merecer atenção e tempo. Porque "um livro é para ser lido". Não?

Uma Cova É para Escavar – O Livro das Primeiras Explicações
Texto | Ruth Krauss
Tradução | Carla Maia de Almeida
Ilustração | Maurice Sendak
Edição | Kalandraka
48 págs., 9€

____________________

Mais Letras Pequenas...
Onde Está a Minha Mãe?

Veja também...
Letra Pequena, um blogue (quase sempre) sobre livros para crianças e jovens.