Guialazer

Por Rita Pimenta

É um caderno de passatempos, mas também de leitura, pois mistura histórias com palavras cruzadas.


Nasceu do blogue com o mesmo título do livro agora publicado e onde já participaram vários autores portugueses de literatura para crianças: António Mota, Alice Vieira, Lurdes Breda, José Fanha, Maria de Lourdes Soares, Joana Rita Sousa (Filosofia) e Afonso Cruz. Quem cria as palavras cruzadas é Paulo Freixinho, que também é músico e designer gráfico.

As histórias apresentadas neste caderno são assinadas por Sílvia Alves, autora e narradora. Uma bruxinha e um gato são os protagonistas das várias narrativas que se vão criando com o propósito de recuperar palavras "escanifobéticas" e levar as crianças a impressionar (e ensinar) os pais.

Eis como se apresenta o projecto: "Acordamos e conhecemos palavras esquisitas que, por vezes, estão adormecidas há muito tempo nos dicionários da Língua Portuguesa. Aprender é descomplicar e crescer. E, no final, vamos ver quem sabe mais… tu ou os teus pais?"

O Livro 2 também já foi lançado e conta com mais uma ilustradora, Eunice Rosado. Nesse segundo volume, andámos às voltas para descobrir que raio eram um "atril" e um "calepino". Sabe o que são?

Sabe Mais K (Que) os Teus Pais - Livro 1
Histórias | Sílvia Alves
Palavras cruzadas | Paulo Freixinho
Ilustração | Maria del Toro
Edição | Verbo
32 págs.
4,35€

____________________

Mais Letras Pequenas...
"Como Tomar Conta de Uma Avó"

Veja também...
Letra Pequena, um blogue (quase sempre) sobre livros para crianças e jovens.