Guialazer

Por Rita Pimenta

Uma terna e divertida inversão de papéis, com uma menina a ir tomar conta da avó à casa dela.


Logo à chegada, a pequena anuncia-se: "Avó, chegou a tua 'babysitter'!" Seguem-se várias sugestões de actividades para manter a avó ocupada. Entre elas, "fazer um desfile de máscaras", "ver fotografias de família", "jogar às cartas", "ler pilhas de livros". Mas a sugestão em que a neta mais insiste é numa ida ao parque. Aí, há-de querer que a avó ande em vários escorregas: "Se ela se sentir com coragem, experimenta o escorrega mais alto de todos." Empurrar a avó no baloiço e dar de comer aos patos também vão ajudar a mantê-la entretida...

No regresso a casa, ambas cantarão canções conhecidas ou inventadas, irão brincar às sapatarias e enfeitar-se com fitas, laços e autocolantes. 

Jean Reagan escreveu também "Como Tomar Conta de Um Avô", depois de observar o seu filho a brincar com o avô e de perguntar a várias crianças o que mais gostavam de fazer com os avós. Daí nasceram dois livros que retratam a doce cumplicidade entre avós e netos e que dão também boas ideias para desfrutarem o tempo em companhia uns dos outros. 

Para a despedida, uma sugestão bonita: "Diz 'eu adoro-te' sem um único som." 

Como Tomar Conta de Uma Avó
Texto | Jean Reagan
Tradução | Ana Beatriz Manso
Ilustração | Lee Wildish
Edição | Booksmile
32 págs.
9,99€

____________________

Mais Letras Pequenas...
"A Garrafa Mágica"

Veja também...
Letra Pequena, um blogue (quase sempre) sobre livros para crianças e jovens.