Guialazer

Por Rita Pimenta

Este livro não é de agora, é de 1968. Isto, se estivermos só a pensar no texto, porque esta nova edição surgiu há pouco tempo e juntou o que antes não podia – porque não existia.


Expliquemo-nos: avó, filha e neta estão juntas na mais recente versão de "Conversas com Versos". A primeira conta, a segunda canta e a terceira ilustra. Maria Alberta Menéres, Eugénia Melo e Castro e Mariana Melo, respectivamente.

Nem todos os versos entram no CD que acompanha o livro. No total, há 11 canções, com base em 14 dos poemas que a autora publicou pela primeira vez quando a filha tinha dez anos. Agora, Géninha resolveu (e bem) homenagear a mãe. Fez-se acompanhar pelos músicos e autores Camilo Carrara e Nath Calan e contou com as participações de Ney Matogrosso e de Lino Krizz. Um trabalho gravado e produzido por Eduardo Queiroz, em São Paulo.

"As pedras falam, só entende quem quer,/ todas as coisas têm/ uma coisa para dizer." Começa assim a primeira canção, com palavras que, tantos anos depois de terem sido escritas pela primeira vez, continuam a desafiar o pequeno leitor.

Cada música tem a respectiva partitura impressa ao lado – uma boa ideia. A partir da página 35, a música é apenas a das palavras. E não é pouca coisa.

Conversas com Versos
Texto | Maria Alberta Menéres
Ilustração | Mariana Melo
Voz | Géninha Melo e Castro
Edição | Porto Editora
104 págs.+CD
14,90€

____________________


Mais Letras Pequenas...
"Barriga da Baleia"

Veja também...
Letra Pequena, um blogue (quase sempre) sobre livros para crianças e jovens.