Guialazer

Por Rita Pimenta

"Sabem como nascem as bruxas?", pergunta a autora directamente ao leitor. E logo responde: "É claro que não! É uma pergunta que nem um dragão faz."


Esta resposta há-de repetir-se ao longo do livro, num exercício divertido a que as crianças facilmente aderem. No entanto, acabarão por ficar a saber como realmente nascem essas criaturas malvadas. "Sempre que três meninas malcomportadas espirram ao mesmo tempo, pluf, nasce uma bruxa. (…) Sempre que uma cantora de ópera se engana numa nota, pluf, nasce uma bruxa. Sempre que um sapo canta uma serenata, pluf, nasce uma bruxa. E, nas noites de lua cheia, sempre que um lobisomem e um morcego fazem um dueto, pluf, pluf, pluf, nascem três bruxas!"

É este o tom do texto vencedor da 1.ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce e que foi depois ilustrado por Luís Belo, também sujeito a concurso. O valor de 50 mil euros, partilhado entre ambos, faz deste prémio o maior em Portugal nesta área e recebeu 1800 candidaturas.

O ilustrador escolheu um registo divertido, que joga bem com o texto, criou novas atmosferas, ampliando a narrativa e imprimindo-lhe ritmo. Luís Belo foi feliz na distribuição dos elementos na página. Aplauso especial para as imagens do dueto entre o lobisomem e o morcego e para a da cantora de ópera perante uma plateia assustada.

De onde Vêm as Bruxas?
Texto | Joana Lopes
Ilustração | Luís Belo
Edição | Pingo Doce / Alêtheia
44 págs.
3,99€

____________________


Mais Letras Pequenas...
"Petzi Constrói Um Barco"

Veja também...
Letra Pequena, um blogue (quase sempre) sobre livros para crianças e jovens.