Guialazer

Por Rita Pimenta

Um urso, Petzi; um pinguim, Pingo; um pelicano, Riki; e uma foca, Almirante. Quatro personagens que trarão memórias divertidas e enternecedoras a quem foi criança em Portugal nos anos 1980.


Quem for criança agora e na mesma geografia certamente também irá tornar-se fã desta banda desenhada criada por um casal dinamarquês para o Presse Ilustration Bureau em 1951.

É fácil gostar porque o essencial para a vida dos mais novos está lá: brincadeira, descoberta, entreajuda, tropelias, zangas e pedidos de desculpa. As imagens mostram de forma clara e divertida o que o texto vai contando e quem ainda não sabe ler consegue descodificar a história através da narrativa visual.

Neste primeiro livro, os amigos constroem um barco a partir de uma roda de leme que o urso de jardineiras vermelhas às bolas brancas encontrou. Hão-de contar com a ajuda de outros animais: o elefante Jumbo, o porco Bacorinho, a Tartaruguinha, um burro, um macaco e um coelho. Depois de muitas peripécias e aselhices, o barco fica pronto. "Obrigada a todos pela ajuda, Vamos só dar a volta ao mundo e já voltamos."

E voltaram mesmo. Pela mão de uma nova editora, Ponto de Fuga, que abre uma loja a 17 de Novembro em Lisboa (Estefânia). A data coincide com o 63.º aniversário da primeira publicação desta BD e serão lançados também "Petzi e a Baleia" e "Petzi e a Mãe Peixe". Bem-vindo!

Petzi Constrói Um Barco
Texto | Carla Hansen
Ilustração | Vilhelm Hansen
Tradução | Susana Janic
Edição | Ponto de Fuga
32 págs.
6,65€

____________________


Mais Letras Pequenas...
"Vir ao Mundo"

Veja também...
Letra Pequena, um blogue (quase sempre) sobre livros para crianças e jovens.