O Guia de Lazer já não é actualizado

Leia-nos no Ípsilon, Fugas e Relaxar

Guialazer

Por Rita Pimenta

"Vir ao mundo num vasto universo. Viver graças ao calor de um outro e retribuir", assim começa este livro delicado e poético, que fala pela voz das flores.


Vivas graças ao sol, misturam "as suas cores para uma ainda maior beleza". Através delas, os amigos reconciliam-se e os apaixonados declaram o seu amor. As diferentes possibilidades de uso das flores, como "coroar crianças", "alegrar a velhice" ou "dizer um último adeus" são apresentadas em "pop-ups" subtis de grande beleza. Fala-se de flores e de nós, com toda a fragilidade de existir, mas também de resistir.

É o primeiro livro em que a artista gráfica de obras juvenis Emma Giuliani assina texto e imagem, e mereceu uma menção do prémio Opera Prima na Feira de Bolonha de 2014.

"Vir ao Mundo" será tanto para crianças como para quem já nasceu há mais tempo, os níveis de leitura e percepção é que hã-de diferir, como acontece nos melhores livros.

As páginas são de cartão, abrem-se em fole, têm fundo branco e silhuetas a negro, excepto a primeira (fundo preto, imagem branca). É o leitor que vai pondo a descoberto as cores do mundo, ao espreitar o que se esconde debaixo de cada figura. E assim se vai comovendo e deslumbrando. Um livro encantador. 

Vir ao Mundo
Texto e ilustração | Emma Giuliani
Tradução | Helena Romão
Edição | Edicare Editora
16 págs.,
10,95€

____________________


Mais Letras Pequenas...
"As Girafas Não Dançam"

Veja também...
Letra Pequena, um blogue (quase sempre) sobre livros para crianças e jovens.