Guialazer

Por Rita Pimenta

Cinco contadores de histórias dão voz a narrativas da tradição oral, conquistando crianças e adultos.


Os irmãos Grimm, Jacob e Wilhelm, recolheram há mais de 200 anos contos da tradição oral. Traduzidos e retraduzidos em todo o mundo, deram-nos a conhecer histórias como "A Branca de Neve", "O Capuchinho Vermelho" e a "Bela Adormecida", para citar três das mais conhecidas que integram este CD, ou "Os Mensageiros da Morte", "Uma Abelha" e o "Lavrador no Céu", menos divulgados.

Aos "35 Contos dos Irmãos Grimm" emprestaram a voz e a emoção cinco experimentados contadores de histórias: três portugueses, um brasileiro e um argentino. Os diferentes estilos e sotaques na narração das histórias ajudam a conquistar a atenção de quem escuta, seja criança ou adulto. E todos se exprimem de forma encantadora.

A música que separa os contos ajuda o ouvinte a preparar-se para entrar na atmosfera seguinte. O ritmo e duração de cada conto foram pensados "no tempo rápido da rádio, onde se estrearam em Maio e Junho de 2012, na antena da TSF", explica-se no site da editora do CD.

A adaptação foi feita a partir de "Contos da Infância e do Lar" (Círculo de Leitores/Temas e Debates, 2012). "Palavras que alimentam" é o lema da BOCA. E alimentam mesmo.


35 Contos dos Irmãos Grimm 
Texto | Jacob e Wilhelm Grimm
Adaptação e narração | António Fontinha, Cristina Taquelim, Maria Morais, Rodolfo Castro e Thomas Bakk
Ilustração | José Feitor
Música | Paul Mottram (Magical Moments 8)
Edição | BOCA
120 min.
12,50€

____________________

 
Veja também...
Letra Pequena, um blogue (quase sempre) sobre livros para crianças e jovens.