Guialazer

    Destaques diários

    Guia TV [14-09-2012]

Por PÚBLICO

"Psico" é uma das obras mais conhecidas de Alfred Hitchcock e um dos maiores sucessos comerciais do mestre do suspense.


CINEMA


Psico [Psycho]
FOX Movies, 22h00
Uma das obras mais conhecidas de Alfred Hitchcock e um dos maiores sucessos comerciais do mestre do suspense. Foi rodado em poucas semanas, com orçamento reduzido e uma equipa de televisão. Cansada de uma longa viagem, a bela Marion Crane (Janet Leigh) instala-se num motel, gerido por Norman Bates (Anthony Perkins), um jovem incapaz de se libertar do jugo materno. Para relaxar, Marion decide tomar um banho. O que se segue é uma das cenas mais famosas da história do cinema, que deixou milhões de pessoas aterradas perante a hipótese de tomar um simples duche.


O Dia Chegará [Notre Jour Viendra]
TVC2HD, 22h00
Comédia dramática centrada na dor de dois (anti-)heróis que são... ruivos. Rémy é um adolescente humilhado continuamente apenas porque tem o cabelo de uma cor chamativa. Em choque com tudo e todos, cansado de piadas e humilhações, conhece Patrick, sociopata e controlador. A relação dos dois evolui para uma espécie de mestre e discípulo. A uni-los, a vontade de vingar-se deste mundo que goza com tudo o que fuja ao padrão. Patrick e Rémy dão início ao seu alucinante processo de libertação. E a liberdade pode estar na fuga para uma terra de ruivos, a Irlanda... Uma espécie de fábula dos tempos modernos dirigida por Romain Gavras (filho de Costa Gravas) e interpretada pela dupla Vincent Cassel e Olivier Barthelemy.


A Jurada [The Juror]
AXN White, 21h50
Annie Laird (Demi Moore) é escolhida para jurada no julgamento de um mafioso acusado de um duplo assassinato. Uma mera interrupção da rotina do seu quotidiano até surgir Teacher (Alec Baldwin), um homem que lhe propõe uma troca: a vida do filho de Annie pela absolvição do júri, que ela terá de convencer. De Brian Gibson (1996).   


Déjà Vu [Déjà Vu]
Hollywood, 23h15
Um trio de peso (Denzel Washington, Val Kilmer e James Caviezel) num thriller de Tony Scott. O agente Doug (Washington) é destacado para uma investigação sobre uma explosão. É então que é inserido num programa especial do FBI que usa tecnologias inovadoras que permitem uma análise surpreendente do passado. Enquanto perseguem o autor da explosão, Doug interroga-se sobre os fins com que essa nova tecnologia pode ser usada. E deixa-se dominar e conduzir por uma estranha sensação de déjà vu...


Uma Chamada Perdida [One Missed Call]
RTP1, 00h59
Um grupo de jovens estudantes diverte-se numa festa. Tudo parece estar bem, até que o telemóvel de Yoko toca uma melodia desconhecida. Sem conseguir atender a tempo, Yoko vê que tem uma chamada perdida. O estranho é que é do seu próprio número, com data futura, dali a três dias. Mais perturbadora é a mensagem deixada no voice-mail: a sua voz, num grito de extrema agonia. Tudo poderia ser uma partida. Mas, passados esses três dias, à hora da chamada efectuada, Yoko morre. E não irá tardar para que a situação se repita com outros dos jovens. Um filme de um dos mais prolíficos realizadores japoneses, mestre do gore, Takashi Miike, que já assinou entre outros Gozu, Ichi the Killer e Audition.

SÉRIES

Crimes Imperfeitos
SIC Radical, 21h30
Este drama policial foca-se nos aspectos científicos da investigação criminal. As aventuras desta unidade de investigações científicas são muitas e colocam à prova a polícia italiana, que enfrenta verdadeiros perigos na tentativa de captura de inteligentes psicopatas. Estreia. Às sextas-feiras, às 21h30.

MÚSICA

Fernando Alvim - 55 Anos de Fados e Canções
RTP2, 01h52
Um espectáculo gravado no Teatro da Trindade, em Lisboa, no dia 29 de Maio deste ano, no qual Fernando Alvim comemorou 55 anos de carreira. Na companhia dos convidados e "cúmplices" Ana Moura, Ana Sofia Varela, António Zambujo, Camané, Jon Luz, Marco Rodrigues, Rão Kyao, Fafá de Belém, Filipa Pais, Rui Veloso e Vitorino.

No Doubt e Black Eyed Peas
Biography, 21h30/22h00
Os No Doubt formaram-se em 1986 em Anaheim, na Califórnia, e o seu estilo de música foi evoluindo do ska para o soft rock. O sucesso da banda demorou, porém: chegou em meados da década de 90, com o seu segundo álbum, Tragic Kingdom. Este ano lançaram o seu último disco, Push and Shove. Os Black Eyed Peas também vêm da Califórnia e também não conheceram o sucesso de imediato: formado em 1995, o grupo que funde hip-hop, R&B e elementos de electrónica com a pop rádio friendly, viria a obter o êxito e o reconhecimento mundiais apenas em 2005, com Monkey Business.

DOCUMENTÁRIOS

Roger - Um Bebé do Genocídio
SIC Notícias, 01h00
Roger tem 16 anos. Já foi a estrela de uma longa-metragem e é um rapper em ascensão. Nasceu no Ruanda, durante o genocídio de 1994. O pai morreu - um entre os milhares de Tutsi mortos. A mãe conseguiu escondê-lo dos esquadrões da morte Hutus e fugiu com ele para Inglaterra. Agora, Roger regressa à terra que o viu nascer, em busca do local onde o pai estará enterrado. Pelo caminho, conhece sobreviventes e assassinos daquele que é considerado um dos grandes genocídios da história.

Bern Stern, Original Madness
RTP2, 23h35
Bert Stern é um dos maiores fotógrafos americanos, retratou muitas das grandes estrelas de Hollywood, tendo realizado, nomeadamente, uma última série de retratos de Marilyn Monroe. Este filme de Shannah Laumeister começa por ser uma biografia de um fotógrafo de celebridades, mas vai mais além, mostrando outro lado mais revelador.

Hora Zero: O Massacre de Columbine
Odisseia, 23h00
Documentário sobre o massacre de Columbine, que mostra os 60 minutos em que tudo aconteceu no liceu daquela pequena cidade americana. No dia 20 de Abril de 1999, os estudantes Eric Harris e Dylan Klebold atiraram em vários colegas e professores.

DESPORTO

Futebol: Ligas Europeias
SportTV1, 17h00/19h45
SportTV4, 19h30
A SportTV1 transmite, do campeonato russo, o Zénit - Terek, às 17h00 - um jogo onde deverão alinhar os "recém-levados" do campeonato português Hulk e Witsel -, e da liga francesa, o Paris Saint-Germain - Toulouse, às 19h45. A SportTV4 transmite o Augsburgo - Wolsfburgo, da liga alemã, às 19h45. Todos em directo.

Hóquei em Patins: Portugal - Alemanha
RTP1, 22h25
Jogo da penúltima jornada do Campeonato da Europa de Hóquei em Patins, no Pavilhão de Paredes.

Ténis: Espanha - Estados Unidos
SportTV1, 11h00/13h30
Jogos da Taça Davis, em directo.

Motociclismo: GP San Marino
SportTV3, 09h10/13h10
Primeira e segunda sessões de treinos livres de MotoGP, em directo.

REPORTAGEM

Nas Terras do Fim do Mundo
RTP1, 21h00
A RTP acompanhou, em Angola, uma expedição de 38 portugueses e angolanos que partiram da província do Kwanza Sul para voltarem às origens, por trilhos todo-o-terreno com o lema "sempre na picada". Em 15 dias foram percorridos 5800 quilómetros numa expedição ao volante de 16 viaturas todo-o-terreno pelas províncias mais longínquas de um país em reconstrução. Reportagem de Diana Palma Duarte, com as imagens do repórter de imagem António Antunes e montagem de Pedro Pessoa.

INFANTIL

Boa Sorte, Charlie
Disney, 19h35
Estreia da 3.ª temporada da série Boa Sorte, Charlie!, na qual os Duncans se preparam para a chegada do seu quinto filho, o que promete grandes mudanças na família. Amy decide deixar o emprego e Charlie fica com ciúmes do seu irmão mais novo ao perceber que já não é o único bebé da família.

MAGAZINE

5 Para a Meia-Noite
RTP1, 23h50
Nilton encerra a semana dedicada ao verbo "obsequiar" recebendo como convidados Maniche, antigo jogador de futebol que chegou a representar a selecção nacional, para além dos "três grandes", e Mónica Ferraz, cantora que lançou recentemente o seu primeiro álbum a solo.

ACTUALIDADE

O Que Fica Do Que Passa
Canal Q, 23h00
O balanço da semana com conduzido por Luís Gouveia Monteiro. Destaque para a entrevista ao deputado do PS João Galamba sobre a ruptura do PS com o Governo e a política da troika.

RÁDIOS

Língua de Todos
RDP África, 13h15
Uma conversa com a professora Ana Josefa Cardoso sobre o secular convívio do português com o crioulo cabo-verdiano. Repete amanhã, às 09h15.