Guialazer

Por Carla B. Ribeiro

Deixar o carro na garagem ou à porta de casa e partir à descoberta do habitual percurso do quotidiano de forma diferente e, de preferência, sustentável.


Seja a pé ou de bicicleta - ou mesmo recorrendo a transportes públicos -, o lema ao longo da próxima semana é deixar o automóvel para trás e continuar Avançando na Direcção Certa, tema da edição de 2012 da Semana da Mobilidade.

Por todo o país, 54 municípios, o que corresponde a 67 localidades, já aderiram à Semana da Mobilidade segundo a Agência Portuguesa do Ambiente. Ao longo de sete dias de iniciativa, promovida a nível europeu, são propostas as mais diversas actividades: de conferências a passeios, exposições ou mesmo concertos.

A 22, no eixo Lisboa-Almada, a destacar um passeio de bicicleta sob o mote Duas Margens, Duas Rodas. A partida é dada pelas 15h30, da estação de comboios Roma-Areeiro, Lisboa, num percurso de 16km a pedalar e que inclui viagens gratuitas de ligação no comboio da Fertagus e no barco da Transtejo. O ciclopasseio, que, promete a organização, "será feito em ritmo acessível a todos e passará por locais emblemáticos de Lisboa e Almada" (inclui passagens no Campo Pequeno, Marquês de Pombal, Rossio, Cais do Sodré, Base Naval do Alfeite, Almada Centro e Cacilhas), termina na rua Cândido dos Reis em Cacilhas com uma animada festa surpresa: ateliês e jogos para as famílias, actividades desportivas, veículos artísticos de formas estranhas para se experimentar, jogos tradicionais, oficinas de pinturas faciais, insufláveis, além de petiscos, mercado de rua, feira do vinil e concertos.

As inscrições são obrigatórias, sendo possível fazê-lo até dia 19, através do e-mail dadesportiva@cma.m-almada.pt ou do número 212 587 180.

 

Torres Vedras
Um Passeio de Bicicleta Nocturno, a 14 de Setembro, a partir das 21h45, com concentração nos Paços do Concelho. A actividade, organizada por um grupo informal de cidadãos torrienses, Cool Cycle Crew, e apoiada pela autarquia, pretende ser um prenúncio da semana que se aproxima.

 

Sines
A semana arranca com uma Caminhada Circular Panorâmica (dia 16, às 9h) que arranca da Praça Tomás Ribeiro (inscrições até 14). Ainda no domingo, 16, há Campeonato de Skate no Parque de Campismo (10h às 18h). A 22, o Dia Europeu Sem Carros é assinalado com um Passeio de Bicicleta pela Ciclovia Panorâmica (concentração na Praça Tomás Ribeiro, às 10h; inscrições até 20).

Formulário de inscrição em www.sines.pt.

 

Caldas da Rainha
O Edifício-sede da Comunidade Intermunicipal do Oeste recebe, de 17 a 22, uma série de actividades, com destaque para um seminário sobre a mobilidade sustentável (2.ª, 14h). Nas traseiras do edifício, uma exposição de veículos eléctricos e ainda bicicletas para um percurso pelo município sob o lema "Ande de bicicleta, melhore a sua saúde". Ao longo da semana, ainda possibilidade de reciclar por bilhetes de transporte.

 

Vendas Novas
A 19, há o 1.º Duatlo Cidade de Vendas Novas (Parque Desportivo, das 10h às 15h) e a Caminhada pelo Campo (17h); a 20, o passeio de BTT Freguesias e Lugares de Vendas Novas (partida do Parque Desportivo, 9h30); e a 22, na Av. 25 de Abril, uma série de actividades que visam "encorajar o desenvolvimento de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável": circuito de carros a pedais, insufláveis, skates...

 

Barreiro
Trocar resíduos sólidos urbanos recicláveis por bilhetes para os transportes públicos. É essa a possibilidade para os munícipes do Barreiro, entre 19 e 22 de Setembro, no Eco-Moinho do Jim, na Av. Bento Gonçalves. Das 9h às 13h e das 15h às 18h.

 

Montijo
Além do município integrar a campanha de trocar resíduos sólidos urbanos recicláveis por bilhetes para os transportes públicos, organiza-se uma demonstração de veículos eléctricos (carros, bicicletas, motas...). No dia 21, na Praça da República, das 9h30 às 12h30 e das 14h às 18h. 


Baixa da Banheira
Eco-trocas (bilhetes de transportes público a troco de resíduos sólidos urbanos recicláveis) e jogos (da energia ou de desenhos no asfalto) ao longo de dia 21. Na Rua 1.º de Maio, das 9h às 12h30 e das 14h às 18h. 


Alcochete
Eco-trocas (bilhetes de transportes público a troco de resíduos sólidos urbanos recicláveis); jogos (da energia e da mobilidade); e demonstração de veículos eléctricos. No Largo de São João, a 22, das 9h30 às 12h30 e das 14h às 18h. As eco-trocas e os jogos repetem-se a 23.