Guialazer

Hoje, para celebrar a assinatura do Tratado de Lisboa (5.ª, 12h00, Mosteiro dos Jerónimos), os museus e palácios de Lisboa dependentes do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) vão ter entrada gratuita, enquanto a Carris também oferece as viagens. Há noite, há concerto e pirotecnia no Parque das Nações.


Segundo o IMC, as entradas do público serão gratuitas nos onze museus da cidade de Lisboa, entre eles, o Museu Nacional do Azulejo, Museu Nacional de Arte Antiga, Museu da Arqueologia, Museu do Traje e Museu Nacional do Teatro. Excepções: o Museu Nacional dos Coches (hoje encerrado devido às cerimónias protocolares no âmbito da Presidência Europeia) e o Palácio Nacional da Ajuda (aberto, mas será paga a entrada na exposição "Arte e Cultura do Império Russo nas Colecções do Hermitage - de Pedro, o Grande, a Nicolau II").

Para facilitar as idas e voltas na cidade (ou mesmo para quem quiser aproveitar os museus grátis), a Carris oferece hoje o transporte no serviço regular prestado pela empresa

À noite, no Parque das Nações, realiza-se As Cores da Europa no Céu de Lisboa, um concerto da Orquestra do Algarve e convidados em sincronia com fogo-de-artifício, com entrada livre.