Guialazer


http://www.sitiodosmiudos.pt
No sítio da Porto Editora - que resultou da fusão entre o Sítio dos Miúdos e o Clickin - pais, educadores e miúdos encontram informações e actividades de acordo com os interesses de cada um. Para os primeiros, a secção Pais & Educadores disponibiliza, quinzenalmente, diversos artigos de especialistas em psicologia, nutrição, educação e pediatria, assim como um conjunto de sugestões de actividades culturais e educativas. Para os miúdos, há jogos, histórias, actividades, ideias, informações sobre ambiente, profissões, curiosidades - no Mini Click para os mais pequenos, no Planeta Click para os miúdos dos 8 aos 10 anos e no Super Click para os mais crescidos. Um endereço na Internet a não perder.

http://www.junior.te.pt
No sítio da Texto Editora dedicado aos miúdos, o Pedro (que anda no pré-escolar), a Marta (do 1º ciclo) e o Vasco (do 2º ciclo) dão as boas-vindas aos utilizadores e convidam a brincar e a aprender. E são muitas as opções, todas adaptadas à idade de cada um. Entre ouvir histórias, fazer jogos, realizar actividades (que tal fazer umas andas, uns biscoitinhos ou umas flores secas?), aprender sobre as profissões, ler notícias ou navegar pela História de Portugal, é só escolher. E o "site" júnior tem também disponível um "webmail" para crianças. Estes podem criar uma caixa de correio electrónico à sua medida (mas com 6 MB de capacidade).

http://www.cativar.com
Uma fada azul enroscada numa bota gigante dormita e sonha com histórias e brincadeiras. Chama-se Melissa e basta clicar nela para ouvir histórias e músicas ou brincar com jogos. O site www.cativar.com, habitado também pelo Crispim, o Janota e a Boneca de Trapos, é uma iniciativa da Cativar a Cores, uma empresa que concebe conteúdos para a infância, caso do CD-ROM Hospital das Brincadeiras (onde a enfermeira Juju ensina os mais novos a não ter medo do monstro dói-dói).

http://www.papertoys.com
Alguns modelos de carros, um táxi londrino, a ponte de Brooklyn ou mesmo a mansão de Bill Gates são alguns dos brinquedos de papel que se podem construir depois de uma visita ao sítio http://www.papertoys.com. Só é necessário uma impressora, tesoura, cola e alguma habilidade para trabalhos manuais. Mão à obra!

http://www.nationalgeographic.com/kids
Um sítio divertido e didáctico - em inglês - desenvolvido para as crianças e que oferece jogos (como o da floresta fantástica ou o do castelo assombrado), desenhos de animais para colorir ou a possibilidade de enviar postais para os amigos (escolher Cartoon Factory).

http://www.ferryhalim.com/orisinal/
São 45 os jogos de perícia que se podem encontrar neste sítio da Internet. A sua originalidade decorre do facto de serem praticamente todos de fácil desempenho, não terem ambiente violento e se fazerem acompanhar de música calma. Assim, tanto se pode evitar que um pequeno pinto caia no chão enviando-lhe um guarda-chuva, como ajudar um cupido a acertar em corações voadores ou ir em auxílio do urso que quer atravessar a ponte. Para todas as idades.

http://www2.uol.com.br/JC/sites/kids/
Um síto brasileiro onde os miúdos podem conhecer as últimas novidades de Harry Potter, encontrar figuras para colorir (em Pintando o 7), ler ou ouvir histórias (escolher Era uma Vez) ou tirar ideias para jogos e brincadeiras.

http://www.uol.com.br/fabricadepresentes/indexmac.htm
Trata-se de uma fábrica de brinquedos virtual, onde é possível mandar presentes por e-mail. É só escolher entre um foguete, uma boneca, um triciclo, um ursinho ou um saxofone e a máquina onde se quer ver produzida a brincadeira - uma máquina de chocolate, uma de produtos químicos e outra radioactiva. O resultado final aparece embrulhado e com laçarote mas pode-se dar uma espreitadela.

http://www.learningplanet.com/parents/alphabet/
Neste sítio é possível colorir letras gigantes (maiúsculas e minúsculas) e objectos correspondentes (em inglês). Para mais actividades, visitar o site http://www.learningplanet.com/, onde se pode brincar e aprender de uma forma divertida, fazendo diversos jogos e actividades.

http://www.canalkids.com.br/natal/
"Site" brasileiro útil para a época de Natal. Conta a história da festa e da tradição do presépio, da árvore de Natal e dos Três Reis Magos. Tem cartões para enviar aos amigos e à família.

http://www.abc-kid.com
Sítio - em inglês - onde os miúdos podem procurar informação sobre os heróis da banda desenhada, de séries de televisão e livros, como o Homem-Aranha, os Flinstones, a Pantera Cor-de-Rosa, as personagens da Rua Sésamo... Possui também uma lista de animais, na qual basta clicar para ter acesso às características dos bichos e a várias fotografias.

http://www.ruthannzaroff.com/wonderland/
Para os miúdos que gostam de viajar com Alice pelo país das maravilhas, sugerimos uma visita ao "site" - em inglês - http://www.ruthannzaroff.com/wonderland/? Pode escolher-se entre saber a idade de cada um em número de dias (em How old you are?); fazer pinturas (Painting the Roses Red), jogos de concentração (Alice Concentration Game) ou jogos de palavras cruzadas (Alice in Puzzleland). Em The Mock Turtle´s Calculater podem fazer-se contas de somar (Ambition), de subtrair (Distraction), multiplicar (Uglification) ou de dividir (Derison).

http://www.historinhas.com.br/
Um sítio brasileiro onde é possível ler histórinhas (como a da tartagura verde - que tem duzentos irmãos! - e da baleia azul ou a história dos sonhos de Dioguinha), colorir desenhos engraçados, fazer palavras cruzadas ou jogar às diferenças.

http://www.ajkids.com/
"Have a question?". No sítio http://www.ajkids.com/ - um bom auxiliar de estudo para miúdos que dominam um pouco o inglês ou estão dispostos a aprender - encontram-se jogos engraçados e didácticos e respostas a matérias muito variadas - Dicionário, Biografias, Ciência, Astronomia, Atlas Mundiais, História, Almanaque... Agora, "all you have to do is ask".

PÚBLICO