Guialazer

Atelier-Museu Júlio Pomar

Por DR

Votos dos Leitores


Média da votação dos leitores, num total de 36 votos
(carregue na posição pretendida para votar)


06.02.13 Por PÚBLICO

Inaugurado em Abril de 2013, o Atelier-Museu do conhecido pintor localiza-se numa rua estreita em São Bento, Lisboa, e está inserido no conjunto de equipamentos culturais do município. Num edifício recuperado pelo arquitecto Siza Vieira, é possível encontrar agora a colecção de obras da Fundação Júlio Pomar.


O imóvel, um antigo armazém do século XVII, próximo da Igreja de Jesus e da Escola Secundária Passos Manuel, é composto por dois pisos, apresenta um corpo central de área expositiva, duas reservas, zonas de serviço, escritório e recepção, escondendo um pátio exterior em seu redor, por onde é feito o acesso dos visitantes.

O atelier-museu possui um acervo de várias centenas de obras, doadas pelo artista à Fundação Júlio Pomar - desde pintura, escultura, desenho, gravura, cerâmica, colagens até assemblage -, e “será palco de diversas exposições e eventos, procurando disseminar a liberdade do olhar, a postura crítica e a abertura que caracteriza o autor que lhe dá nome”, diz Graça Rodrigues, assessora de imprensa do Atelier-Museu.

Pintor e escultor nascido em Lisboa, a 10 de Janeiro de 1926, Júlio Pomar é um dos mais importantes criadores da arte moderna e contemporânea em Portugal.

A criação do atelier-museu é da responsabilidade do município e da Fundação Júlio Pomar, que pretendem fazer dele “um espaço de discussão crítica”, onde também haverá lugar para outros criadores e pensadores.

O antigo armazém tinha sido adquirido pela Câmara de Lisboa em 2000, com o objectivo de o recuperar para ali instalar o atelier do artista. O projecto, da autoria de Siza Vieira, só foi adjudicado em 2006, mas as obras arrastaram-se, com sucessivas interrupções. Em 2010, na sequência de mais uma paragem dos trabalhos, a fundação e a autarquia, em conjunto com o artista, decidiram transformar o edifício num pequeno museu, passando este a integrar a rede de estruturas museológicas do município.



Última actualização a 15-05-2015
Se algum destes dados não estiver correcto, diga-nos.