Guialazer

Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades de Faria

Por DR

Votos dos Leitores


Média da votação dos leitores, num total de 3 votos
(carregue na posição pretendida para votar)


16.01.01

O Museu da Música Portuguesa, que reúne a valiosa colecção de instrumentos populares recolhidos por Michel Giacometti e todo o espólio do compositor Fernando Lopes-Graça, reabriu ao público na Casa Verdades de Faria, no Monte Estoril.


A Casa Verdades de Faria, aproveitando a antiga Torre de S. Patrício, foi projectada em 1918 por Raul Lino, sendo considerada um dos principais exemplos da chamada "arquitectura de veraneio" que qualificou o património arquitectónico de Cascais a partir de meados do século XIX. A casa foi legada ao município em 1974 por Enrique Mantero Belard, destinando-se a um museu e jardim público. A autarquia decidiu, em 1987, aproveitar o espaço para a criação do Museu da Música Portuguesa, numa primeira fase com a colecção de instrumentos populares portugueses recolhida por Michel Giacometti, posteriormente complementada com a biblioteca especializada do etnomusicólogo.

O museu recebeu também, em 1995, todo o espólio de Fernando Lopes-Graça. O compositor trabalhou com Giacometti no projecto dos Arquivos Sonoros Portugueses e a reunião dos dois acervos permite que a instituição promova a divulgação da música portuguesa quer na sua expressão tradicional quer erudita.

Além dos espaços expositivos, o museu está dotado de auditório, centro de documentação, audioteca, zonas de internet e loja. A terceira fase, com arranque para breve, tratará da mata envolvente do museu. A colecção reparte-se por cordofones (guitarras, bandolins e sanfona), aerofones (gaita-de-foles, flautas ou concertinas), membrafones (bombos, adufes e pandeiretas), idiofones (paulitos, castanholas ou ferrinhos) e ainda instrumentos extra-europeus e de brinquedo.

PÚBLICO



Última actualização a 23-02-2011
Se algum destes dados não estiver correcto, diga-nos.