Guialazer

Universidade de Coimbra

A biblioteca joanina
A biblioteca joanina

Votos dos Leitores


Média da votação dos leitores, num total de 18 votos
(carregue na posição pretendida para votar)


06.03.11

A Universidade de Coimbra foi reconhecida como Património Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) em 2013. Uma das mais antigas universidades da Europa, e a mais antiga de Portugal, foi fundada em 1290, em Lisboa, por iniciativa do rei D. Dinis.


O núcleo mais antigo está localizado no conjunto do Paço das Escolas e corresponde essencialmente à mais antiga morada régia do país, o antigo Paço Real de Coimbra.

Organizada em oito faculdades diferentes, de acordo com uma variedade de campos de conhecimento, a universidade oferece todos os graus académicos em arquitectura, educação, engenharia, humanidades, direito, matemática, medicina, ciências naturais, psicologia, ciências sociais e desporto.

Por entre os muitos edifícios que a compõem, a universidade tem a Biblioteca Joanina, detentora de um valioso fundo bibliográfico composto por cerca de duzentos mil volumes, datados entre os séculos XVI a XVIII, e que ainda hoje podem ser consultados.

“O que foi distinguido pela UNESCO não é apenas um conjunto de edifícios antigos e bonitos”, declarou o seu reitor, João Gabriel Silva, na altura do reconhecimento como Património Mundial. “A Universidade de Coimbra foi reconhecida como o ícone de uma cultura e de uma língua que é portuguesa, que ajudaram a modelar o mundo como o conhecemos. É uma coisa de uma dimensão extraordinária”.



Última actualização a 28-06-2013
Se algum destes dados não estiver correcto, diga-nos.