Guialazer

Ascensor da Bica

Por DR

Votos dos Leitores


Média da votação dos leitores, num total de 1 votos
(carregue na posição pretendida para votar)


18.06.02

Imortalizado em anúncios, filmado por Wim Wenders, procurado por turistas, ex-líbris de Lisboa, monumento nacional por decreto aprovado em Conselho de Ministros a Novembro de 2001, o elevador da Bica tem 120 anos.


Construído pela Nova Companhia dos Ascensores Mecânicos de Lisboa para ligar a Rua de São Paulo ao Largo do Calhariz, foi inaugurado com pompa a 28 de Junho de 1892. O sistema de tracção original era de cremalheira e cabo por contrapeso de água, mas as frequentes faltas no abastecimento de água levaram a que cedo se substituisse o sistema inicial por máquinas a vapor. O elevador foi electrificado em 1927, numa altura em que já passara para a posse da Carris.

Ao longo destes 120 anos, o elevador da Bica, que funciona das 7h00 às 22h45 e onde cabem 23 pessoas, já assistiu a alguns sobressaltos, como uma perda de travões, sem passageiros dentro, há cerca de 20 anos. No ano passado, o Governo decidiu classificar os elevadores de Lisboa - Lavra, Glória, Carmo e Bica - como monumentos nacionais. O que os moradores nunca conseguiram, apesar de vários abaixo-assinados, foi conseguir uma paragem a meio da rua. Provoca um sobreaquecimento do equipamento, explica a Carris.

PÚBLICO



Última actualização a 02-09-2011
Se algum destes dados não estiver correcto, diga-nos.