Guialazer

Galeria Quadrum

Por DR

Votos dos Leitores


Média da votação dos leitores, num total de 0 votos
(carregue na posição pretendida para votar)


25.01.01

A emblemática Quadrum, encerrada desde o fim dos anos 90, ganha uma nova vida. No passado dia 25 de Setembro de 2010, uma galeria foi devolvida à capital. O espaço é dinamizado com uma série de iniciativas que incluem exposições, uma nova escultura de José Pedro Croft nos jardins dos Coruchéus e parte dos seus ateliers municipais entregues a novo grupo de artistas. A programação de exposições, dirigida por João Mourão, pretende abrir uma reflexão sobre a cidade de Lisboa.


É inegável a importância da Quadrum e da sua fundadora Dulce D''Agro para as vanguardas das décadas de 70 e 80. Inaugurada em 1973, muitos foram os artistas que ali encontraram espaço para experimentar e reflectir: Alberto Carneiro, Ernesto de Sousa, Fernando Calhau, Palolo, entre muitos outros.

A ampla galeria, rodeada pelos Jardins do Palácio dos Coruchéus, era o antigo refeitório do Centro de Artes Plásticas. O espaço foi projectado pelo arquitecto Fernando Peres e é conhecido não apenas pela sua dimensão mas também pela grande quantidade de luz natural que recebe. Depois de em 1995 Dulce D''Agro fechar a Quadrum, alguns anos mais tarde (em 1998) António Cerveira Pinto ainda tentou reanimar a galeria, mas com muito pouco sucesso.

PÚBLICO



Última actualização a 30-09-2010
Se algum destes dados não estiver correcto, diga-nos.