Guialazer

Fonoteca Municipal de Lisboa

Votos dos Leitores


Média da votação dos leitores, num total de 2 votos
(carregue na posição pretendida para votar)


11.05.01

A Fonoteca Municipal de Lisboa, um espaço tecnologicamente inovador situado no interior do Edifício Monumental, em Lisboa, é inteiramente dedicado à música, funcionando assim como uma biblioteca sonora.


Com o objectivo de promover e divulgar a música a partir das suas diferentes expressões, a Fonoteca Municipal convida todos os utilizadores a consultarem gratuitamente o acervo discográfico que reúne mais de 16 000 títulos dos mais variados géneros, onde a música de expressão portuguesa está fortemente representada.

O espaço divide-se em três áreas: a zona de recepção e atendimento, a régie e a sala de audição.
Na recepção encontram-se os expositores com as capas dos discos, onde é possível aceder à base dados e à biblioteca especializada; a zona técnica, chamada régie, é onde se processam todas as operações de endereçamento do sinal. A sala de audição é composta por 20 postos de escuta duplos, disponibilizando ainda um posto de consulta de CD-ROM e dois de DVD-ROM/DVD-Video.
A Fonoteca vive também de actividades culturais como concertos, conferências, debates, lançamentos de discos, apresentação de músicos, conferências de imprensa e apoio a edições. O espaço conta ainda com três intervenções plásticas, alusivas à música, da autoria de Gracinda Candeias - "Partituras" - e uma escultura de Vera Gonçalves - "O Corvo" - inspirada no símbolo da cidade de Lisboa.

PUBLICO.PT



Última actualização a 19-05-2008
Se algum destes dados não estiver correcto, diga-nos.