Guialazer

    Festival

    17.º Festival Internacional BP Gás Balões de Ar Quente

Eu vou (23 Pessoas vão a este evento)

Por PÚBLICO

Os céus alentejanos ganham a cor de dezenas de balões: o Festival Internacional BP Gás Balões de Ar Quente está de regresso às origens e invade o distrito de Portalegre.


A 17.ª edição do evento conta com 35 equipas de vários países: Espanha, França, Inglaterra, Bélgica, Holanda, Luxemburgo e, claro, Portugal.  A concentração das equipas está marcada para o primeiro dia, em Fronteira.

Mas não serão apenas os profissionais a levantar voo. Para os mais destemidos, há viagens diárias e gratuitas em balões de ar quente, que permitem assistir ao brilho do nascer e pôr-do-sol e desfrutar das paisagens da planície alentejana. Só têm de estar nas tendas dos “meeting points” às 6h30 ou às 14h45, tendo em atenção que há vagas limitadas.

Cada dia é dedicado a voos numa localidade diferente: voa-se a partir da zona industrial de Alter do Chão (dias 12 e 14), do terreno do 24h TT em Fronteira (dias 13 e 17), do centro da vila de Castelo de Vide (dia 15) e da área junto às piscinas do Crato (dia 16).

O festival, que teve a sua primeira edição em 1997, é organizado pela Publibalão e co-organizado, pela segunda vez, pelo clube de balonismo Alentejo sem Fronteiras (primeira escola do país para pilotos de balões de ar quente), fundado em 2012. Segundo a organização, o evento pretende “promover o balonismo em Portugal entre os amantes do desporto e a comunidade local, gerando um intercâmbio de experiências entre pilotos, bem como o conhecimento técnico e a inovação da actividade”.