O Guia de Lazer já não é actualizado

Leia-nos no Ípsilon, Fugas e Relaxar

Guialazer

Eu vou (8 Pessoas vão a este evento)

Por Susana Pomba

O tema desta edição é “Cenários”, na banda desenhada, claro. O festival de BD volta a invadir a Amadora, tendo como núcleo central o Fórum Luís de Camões mas espalhando-se por outros locais.


Ricardo Cabral foi o autor escolhido para reflectir o tema deste ano. A imagem do festival é sua e os seus trabalhos podem ser vistos no Fórum Luís de Camões. Mas não está só: o mesmo espaço acolhe a comemoração dos 75 anos do Super-Homem; uma exposição sobre o livro “Dog Mendonça e Pizzaboy, Heróis do Sub-Mundo”; uma mostra do trabalho de David Soares intitulada “O Acto da Escrita é um Acto de Autor”; a explicação da linguagem da BD a partir da obra de Fernando Relvas; e a exibição da arte da ilustração de Madalena Matoso, que ganhou o Prémio Melhor Ilustração de Livro Infantil de Autor Português do Amadora 2012.

No que diz respeito a outros locais, este ano a Casa Roque Gameiro exibe o trabalho “A Cadeira Que Queria ser Sofá”, de Ana Biscaia, Prémio Nacional de Ilustração; o Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem apresenta uma retrospectiva do cinema de animação de Isabel Aboim Inglez; a Galeria Municipal Artur Bual centra-se na edição e na obra de Geraldes Lino, “Militante da BD e dos Fanzines”; e, no espaço dos Recreios da Amadora, os autores Alessandro Gatto, Carlos Rico e Henrique Monteiro são alvo de uma exposição de homenagem.

Para além do Concurso de BD e cartoon, este ano com tema livre, o festival promove também o Amadora BD Júnior, com uma “Hora do Conto” para pais e filhos, todos os sábados e domingos de manhã.