Guialazer

Eu vou (0 Pessoas vão a este evento)

O pianista norueguês Tord Gustavsen, o violinista francês Jean-Luc Ponty e a Orquestra de Jazz de Lagos compõem o leque de propostas do Festival de Jazz de Silves, que decorre entre os dias 3 e 5 de Setembro.


Gustavsen, que está entre as maiores revelações recentes dos últimos anos na cena jazzística europeia, faz as honras de abertura. O pianista norueguês tem em mãos o aplaudido "Restored, Returned", em que estendeu a "magia" do trio (nas palavras do Oxford Times) a um quinteto. Ao vivo, ela traduz-se num quarteto fantástico, formado por Jarle Vespestad (bateria), Mats Eilertsen (contrabaixo) e Tore Brunborg (saxofone).

No dia seguinte, apresenta-se aquele que é, provavelmente, o mais conhecido violinista do jazz-rock: Jean-Luc Ponty. Explorou as potencialidades do instrumento, descobriu novas formas de tocar e dotou o violino de anexos até então reservados a instrumentos como a guitarra. Frank Zappa, George Duke e John McLaughlin estão entre os grandes nomes com que trabalhou. O seu génio traduz-se em marcas como a sofisticação, a elegância e o eclectismo.

O remate do festival é feito pela prestação da big band algarvia que Hugo Alves fundou em 2004: a Orquestra de Jazz de Lagos.

PUBLICO.PT