Guialazer

Eu vou (0 Pessoas vão a este evento)

Por PÚBLICO

De novo sob o signo da sardinha, as Festas de Lisboa estão de volta sem que faltem manjericos e marchas. O programa das festas é, porém, mais vasto: inclui animação de rua, festivais, cinema e música. Até 30 de Junho.


O dia da cidade é só a 13 de Junho mas as festas arrancam já a 31 de Maio, com um espectáculo de rua da Companhia Titanick Theatre, intitulado “Firebirds”, na zona do Rossio e dos Restauradores.

Para assinalar o Dia de Portugal, a 10 de Junho, haverá um megaconcerto no Terreiro do Paço, em que Sérgio Godinho convida Jorge Palma, Manuela Azevedo e Virgem Suta.

Uma vez mais, a Câmara Municipal organiza os tradicionais Casamentos de Santo António, a 12 de Junho. Nessa noite, a partir das 21h, o Desfile das Marchas dos bairros lisboetas enche a Avenida da Liberdade.

No seu 80.º aniversário, as marchas populares comemoram também o Ano de Portugal no Brasil/ Brasil em Portugal com marchas convidadas oriundas do Brasil (Rei de Paus), Macau (Dança do Dragão) e Emirados Árabes Unidos (National Band). Os arraiais vão manter-se espalhados pela cidade.

Durante a Festa do Fado, que este ano ganha novo relevo devido à nomeação da canção nacional a Património Imaterial da Humanidade, vai ser possível assistir a um ciclo de cinema sobre o género musical e a “uma mostra da nova geração de guitarristas” no evento Sábado, Meia-noite, uma guitarra, além dos habituais concertos no Castelo de São Jorge.

Ao longo de todo o mês, Lisboa será ainda palco de “várias mostras e festivais”, como o Coral de Verão (vários coros de origens mundiais concentrados em equipamentos de Belém), o Festival do Silêncio, o Lisboa Cidade do Cinema (mostra de vários filmes sobre Lisboa no Cinema Nimas), o Surf Film Festival (no Cinema São Jorge), o Ludopolis (festival de jogos no Jardim Tropical de Belém), o Lusitango (festival de tango), o Compasso Fest (bandas de Lisboa) e o Andar em Festa (música nos transportes públicos), entre outros.

Para encerrar as festas da cidade, está marcado um concerto na Alameda, a 30 de Junho, de Milton Nascimento, com António Zambujo, Ana Moura e Carminho.

As Festas de Lisboa deste ano são dedicadas ao pianista e compositor Bernardo Sassetti, que morreu a 10 de Maio, e que iria dar um concerto na edição deste ano.