O Guia de Lazer já não é actualizado

Leia-nos no Ípsilon, Fugas e Relaxar

Guialazer

Eu vou (3 Pessoas vão a este evento)

O, provavelmente, mais célebre festival gastronómico do país está quase aí: de 23 de Outubro a 8 de Novembro volta a Santarém o Festival Nacional de Gastronomia. Um concurso de petiscos e demonstrações diárias por jovens talentos são as novidades desta edição.


Para os responsáveis pelo festival, as sessões de cozinha ao vivo com 13 "promessas" da gastronomia portuguesa são uma das componentes da iniciativa que mais os entusiasma. Os jovens chefes são desafiados - em sessões agendadas para as 19h nos Claustros da Casa do Campino - a "traçar as linhas entre os sabores portugueses e as novas técnicas" da culinária, disse um dos responsáveis, Rosa do Céu.

Por outro lado, os 13 restaurantes presentes nas "tasquinhas" - espaço do festival que decorre nas antigas cavalariças da Casa do Campino - vão disponibilizar, num espaço do balcão destinado exclusivamente para esse fim, entre dois e seis petiscos, que submetem à votação do público.

Os petiscos constarão de um acepipe, uma fatia de pão e um copo de vinho ou uma "lambreta" (a um preço único de 3,50 euros), podendo os "provadores" aprender a confeccionar a especialidade que mais apreciaram, em demonstrações de cozinha previamente agendadas pela organização. O festival mantém o figurino das tasquinhas e dos grandes almoços regionais, servidos por restaurantes de cada uma das regiões gastronómicas do país. Cabo Verde é o país lusófono convidado para a edição deste ano, com o restaurante Casa da Morna a servir o almoço regional de dia 25.

PÚBLICO