Guialazer

Eu vou (6 Pessoas vão a este evento)

"Sabores de Cá" (de lá, bem entendido), é o tema do 17.º Festival Regional de Gastronomia de Leiria, que decorre de 30 de Agosto a 7 de Setembro no Marachão, junto ao Rio Lis. É uma mostra do que melhor se come e bebe nos concelhos de Alcobaça, Batalha, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Ourém, Pombal e Porto de Mós.


Com tantos concelhos, as iguarias são mais que muitas e pode prová-las em qualquer um dos restaurantes participantes, cuja lista poderá consultar aqui. Depois há stands com vinhos, licores, ervas aromáticas, doces, livros, porque a gastronomia também se lê, exposições e animação musical.

Incluído no Festival, decorre também em Leiria o Mundo da Maçã. Uma iniciativa da Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça que pretende chamar a atenção para os benefícios do consumo desse fruto.

Na Praça Paulo VI será instalado, nos dias 4, 5 e 6 de Setembro, um espaço de exposição e divulgação, onde poderá ficar a saber tudo sobre modos de produção. Os mais novos poderão participar em várias actividades e ficarão a conhecer o Apple Kid, um herói de banda desenhada.

Haverá ainda a Apple Parade em vários pontos da baixa de Leiria, uma exposição com 40 maçãs gigantes pintadas pelos alunos das escolas e artistas plásticos. E que melhor proposta esta de se deliciar com uma suculenta maçã depois de experimentar a gastronomia mais pesadota. Ainda por cima, as actividades do Mundo da Maçã são todas gratuitas.

PÚBLICO