Guialazer

Eu vou (42 Pessoas vão a este evento)

A Casa do Campino, uma das catedrais da gastronomia portuguesa, abre as suas portas de 13 de Outubro a 2 de Novembro para acolher o Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, o mais relevante do género a nível nacional e que será precedido do 4.º Congresso Nacional de Gastronomia (nos três primeiros dias do evento, de 13 a 15 de Outubro).


O Congresso Nacional dos Profissionais de Cozinha introduz este ano a temática da pastelaria e conta com a presença de prestigiados chefes como: Sergi Arola, João Rodrigues, Franco Luise, Miguel Castro e Silva, Henrique Sá Pessoa, Nuno Mendes, António Nobre, José Júlio Vintém, António Marques, António Melgão, Maria João Almeida, Manuel Gonçalves da Silva, Ljubomkir Stanisic, António Marques, Ana Soeiro e o Projecto Fabrico Próprio (dedicado à pastelaria nacional).

Pelos espaços da Casa do Campino vão passar os melhores gastrónomos e iguarias do país mas também de Espanha ou São Tomé. Cada dia é dedicado a uma região, destacando-se os dias temáticos do Ribatejo (dia 17), Douro (21), Alentejo (23), Beira Litoral (24), Minho (25), Trás-os-Montes (26), Beira Interior (28), Região do Oeste (29), Serra da Estrela (31) e Açores (1 de Nov.). Destaque ainda para o Dia das Tasquinhas, a 20 e 27 de Outubro, sempre um dos eventos mais fortes do festival.

Para além da gastronomia, o festival dedica um espaço à mostra e venda de artesanato e apresenta um programa de animação que inclui desfiles de campinos e várias actuações de grupos folclóricos.

PUBLICO.PT