Guialazer

Eu vou (1 Pessoas vão a este evento)

Por Sílvia Pereira

Primeiro, as colheitas são benzidas. Depois, são celebradas ao longo de cinco dias. É a tradição a cumprir-se na 27.ª Festa das Colheitas de Vila Verde, também conhecida como "um hino ao mundo rural".


Tradição é a palavra-chave, seja na promoção de produtos e usos da terra, seja na animação que a vai acompanhando, com concertos, desgarradas, actuações de ranchos ou tocadores de cavaquinhos e concertinas.

Vila-verdenses e visitantes são chamados a recriações de práticas agrícolas, magustos, pisada de uvas, desfolhadas. Há festas dentro da festa, dedicadas ao vinho, ao cogumelo ou ao muito procurado "caurdo" (sopa ou caldo) nas mais diversas declinações. Isto enquanto mel, marmelada, geleia, broa e doces regionais disputam os seus próprios concursos. E enquanto as bancas de artesanato exibem artigos tão típicos como os lenços de namorados.

No cabaz do festejo minhoto há ainda lugar para palestras, uma exposição de escultura em madeira e actividades desportivas (com destaque para o Trail do Vale do Homem, marcado para o último dia, às 11h).

Programa completo aqui.