Guialazer

Eu vou (3 Pessoas vão a este evento)

Por PÚBLICO

O Mosteiro de Arouca retorna aos tempos em que era habitado por freiras. E em que, lá fora, o país era sacudido por mudanças. "Arouca, História de Um Mosteiro" é uma recriação como nenhuma outra. Convida o público a entrar simultaneamente no monumento e na história da vila, seguindo as monjas em acção.


Reconstitui episódios monásticos como a eleição da abadessa, a tonsura (corte de cabelo que acompanhava a entrada das noviças na vida religiosa), a reunião do capítulo, as preces, as procissões, as melodias gregorianas, as visitas que quebravam a clausura, a distribuição de esmolas, os cuidados médicos, as cerimónias fúnebres ou o acolhimento de recém-nascidos através da roda dos enjeitados.

Volta a fazer-se sentir também o pânico provocado pelo terramoto de 1755, bem como os abalos das lutas entre liberais e absolutistas no século seguinte.

Isto enquanto, à sombra do mosteiro, o povo se congrega em torno de artífices, saltimbancos, vendedores, pregadores, músicos em despique e poetas improvisadores.

Programa completo aqui.