Guialazer

Eu vou (0 Pessoas vão a este evento)

José Pedro Croft mostra escultura, desenho e, pela primeira vez em exposição, fotografia, uma prática até aqui utilizada pelo autor apenas como processo de trabalho. Até 8 de Julho no Chiado 8, em Lisboa.


A fotografia tem acompanhado a mecânica do processo de trabalho de José Pedro Croft (n.1957, Porto) desde o início da sua carreira, mas apenas como arquivo e inspiração, que o autor revisita na elaboração de novas esculturas ou desenhos. Ao longo dos anos, apenas foram publicadas algumas das suas imagens em catálogo. Mas agora o autor, numa estreia, exibe um conjunto de fotografias, integrando-o numa exposição que inclui outros trabalhos em escultura e desenho. Para José Pedro Croft, não faz sentido fazer uma "exposição de fotografia"; apenas revelar ao público o que faz com este suporte como aliado e complemento às suas práticas primordiais: o desenho e a escultura.

 

"Marcações e Territórios" reúne uma série de 12 fotografias a que o autor chama de "Estudos", uma escultura de grandes dimensões em ferro, espelho e vidro colorido, dois grandes desenhos "escavados" (em que o desenho é feito a partir de fendas abertas literalmente no papel) e ainda uma outra escultura de parede de 2007 (mas nunca antes mostrada em Portugal) que estabelece uma relação íntima com os desenhos apresentados.

 

S.Po.(PÚBLICO)