O Guia de Lazer já não é actualizado

Leia-nos no Ípsilon, Fugas e Relaxar

Guialazer

Eu vou (0 Pessoas vão a este evento)

Pedras pintadas que serão devolvidas à cidade natal do autor, durante a duração da exposição. A Kunsthalle Lissabon apresenta obras do jovem artista turco Ahmet Öðüt. Até 14 de Maio.


A instalação que dá nome a esta exposição, "Stones to Throw", é composta por um conjunto de dez pedras pintadas com ilustrações, baseadas nos bonecos que figuram em alguns "narizes" de aviões (prática chamada em inglês "nose art"). Gradualmente, durante o tempo de exposição, cada uma das pedras, excepto a última, será enviada para Diyarbakir, a cidade natal de Ahmet Öðüt (n.1981). Um amigo do autor receberá as pedras e abandonará as mesmas pela cidade. Todo o processo será registado e apresentado na exposição.

Öðüt, que vive hoje em Amesterdão, reflecte desta maneira sobre a sua cidade natal, Diyarbakir, localizada no Sudeste da Turquia, e sobre um facto preciso - o aumento do número de crianças presas pela polícia por atirarem pedras, ao abrigo da lei antiterror turca. Em Diyarbakir, estas crianças são apelidadas pela autoridade de "terroristas apedrejadores".

Para além desta peça, são também apresentadas outras obras deste artista - "Somebody Else's Car" (2005), "Short Circuit" (2006) e "This Area is Under 23 Hour Video and Audio Surveillance" (2009).

S.Po. (PÚBLICO)