Esta semana
Música
Teatro e Dança
Exposições
Monumentos
Miúdos
Restaurantes
Noite
Festas e Feiras
-
Lisboa
-
Lisboa
-
Almada
M/6
Sítio ofícial http://www.cnb.pt
Eu vou (3 Pessoas vão a este evento)
A trágica história dos amores de Romeu e Julieta, celebrizada por Shakespeare, é reposta pela Companhia Nacional de Bailado. Uma versão com música de Sergei Prokofiev (1891-1953) e argumento e coreografia de John Cranko (1927-1973).
Uma sugestão Guia do Lazer recomenda (vídeo)
A história de Romeu Montéquio e Julieta Capuleto, "o par de desventurados amantes" cujo destino é marcado pela hostilidade das duas famílias, é narrada num dos mais acarinhados dramas de William Shakespeare, escrito em finais do séc. XVI. "Romeu e Julieta" retrata uma imagem vívida de uma sociedade específica, movendo-se numa intensa acção de confrontos, na qual os dois amantes fazem parte do turbilhão social de uma Verona agitada.
A versão apresentada pela CNB tem música de Sergei Prokofiev (1891-1953) e argumento e coreografia de John Cranko (1927-1973). Foi estreada no Teatro Verde, em Veneza, num espectáculo que o Ballet Scala apresentou em 1958. Quatro anos depois, Cranko reviu a sua própria produção e apresentou-a com novos cenários e figurinos em Estugarda, no Wurttemberg State Theater, com o Ballet de Estugarda, produção que ainda hoje é apresentada por esta companhia.Foi com a licença do Ballet de Estugarda que a CNB produziu e apresentou em 2001 a versão portuguesa de "Romeu e Julieta", com cenários de João Mendes Ribeiro e figurinos de António Lagarto. Depois da reposição em Março de 2011, a CNB volta a dançar "Romeu e Julieta".