Guialazer

Por Rita Pimenta

As aulas estão quase a recomeçar na Escola de Teatro da Violeta. Mas a frequência no segundo ano não está garantida para todos: três colegas têm de se sujeitar ao exame de segunda época. Porque nas escolas de artes também se trabalha – e muito.


O material didáctico é que é diferente. Partituras, adereços, instrumentos musicais e sapatilhas convivem com livros, cadernos e lápis, mas também com muito pensamento e criatividade.

"Estamos no Segundo Ano!" é o 11.º volume de uma colecção de sucesso assinada pela arquitecta e jornalista italiana Aurora Marsotto e pela ilustradora Donata Pizzato. "Escola de Dança" começa com "Um Sonho em Pontas", quando a protagonista tem onze anos e ambiciona entrar na prestigiada Escola de Teatro.

Em cada volume há um mistério por desvendar que exige perspicácia e alguma cultura musical e de dança. Neste, o ponto de partida é um mercado de exuberantes objectos teatrais antigos. No final, o "Diário da Violeta" sintetiza informações curiosas. Aqui, uma pesquisa sobre "Carmen" conduz ao trabalho de artistas como o russo Marius Petipa, o cubano Alberto Alonso ou o sueco Mats Ek. "Contudo, mais célebre é a Carmen do coreógrafo francês Roland Petit. Dançou ele próprio em Londres, em 1949, com Renée Jeanmarie, que, depois desta interpretação, optou pelo nome artístico 'Zizi' (tendo-se também casado com o coreógrafo)." A magia da dança.

Escola de Dança – Estamos no Segundo Ano!
Texto Aurora Marsotto
Tradução | Catarina Mourão
Ilustração | Donata Pizzato
Edição | Planeta Júnior
150 págs.
10,95€

____________________

Mais Letras Pequenas...
"O Tempo do Gigante

Veja também...
Letra Pequena, um blogue (quase sempre) sobre livros para crianças e jovens.